Centro de Serviços para Caminhões

Dicas para você e seu caminhão não serem assaltados

27/09/2009 14:46

Ao parar seu caminhão para pernoite siga as seguintes instruções:

a) Nunca pare em postos mal iluminados;
b) Sempre estacione seu caminhão com a frente virada para o posto, para que o mesmo possa ser visto pelos frentistas;
c) Antes de se recolher para dormir, informe ao frentista ou qualquer funcionário do posto sobre a sua localização, pedindo-lhes que observe e informe a qualquer movimentação próxima ao seu caminhão. Nunca informe a ninguém sobre o que está carregando, seu trajeto, seu destino ou seja, nenhum comentário sobre seu carregamento.
d) Ao acordar verifique através das aberturas de seu caminhão, se pessoas estranhas não estão próximas ou até mesmo escondidas entre os vão dos caminhões. Muitos assaltos ocorrem neste momento.
e) E se tiveres dúvidas, chame a atenção dos frentistas com sinais de buzina, luz. Por esta razão é que você está estacionado de frente para o posto.
f) Antes da higiene matinal ou cafezinho, acione o motor do seu caminhão, assim se alguma sabotagem foi realizada durante a noite, poderá aparecer neste momento. Não esqueça de manter as portas travadas e o caminhão sob observação durante este tempo.


Parte II - Antes de prosseguir viagem verifique:

a) Se sob o motor não existe marcas de água ou óleo que evidencie sabotagens no carter ou radiador;
b) Verifique se as torneiras dos tanques de combustível estão abertas;
c) Verifique se a mangueira do “pescador” não foi sabotada com cortes, dobras, agulhas enfiadas,
conexões soltas, etc...
d) Bata os pneus verificando se sob os rodados não existem, batatas, frutas ou quaisquer outros objetos que poderão estar “recheados” com estiletes, pregos, navalhas que poderão danificar os pneus obrigando-os a paradas de emergência.
e) Verifique se os “rodoar” estão bem afixados e se não existem fios de pescas ou pequenas correntes presas aos dispositivos do rodoar e nos rodados. Isto poderá danificar os dispositivos obrigando-os a paradas de emergência.
f) Se notarem algumas destas anormalidades, não prossiga a viagem dirigindo-se imediatamente ao posto e só retornando ao veículo devidamente acompanhado.


Parte III - Dicas para você e seu caminhão não serem assaltados:

Quando entrar em seu caminhão, trave as portas e imediatamente saia do local com atenção nos retrovisores e nunca fiquem fazendo “arrumações”.

a) Quando subir serras ou tiver que transitar em velocidade reduzida, trave as portas, levante os vidros, e mantenha atenção redobrada nos retrovisores.

b) Se algum objeto for atirado contra o pára-brisa do caminhão não pare imediatamente a menos que esteja em segurança; continue a até um posto de combustível, policial ou onde haja movimento de pessoas. Tais ocorrências têm acontecido ao passar sob viaduto ou transitar por estradas desertas.

c) Não de caronas em hipótese alguma.

d) Em locais desertos, não parem para atender acidentes, bater fotos, apreciar paisagens, tomar café, comprar lembranças. Lembre-se você não é turista e sim um profissional do qual muitas pessoas confiam e dependem.

e) Cumpra todas as determinações de sua empresa, em especial aquelas que obrigam a comunicação nos postos de controle, com rapidez e precisão, mantendo sempre a mão todos os telefones de emergência, comunicando imediatamente a empresa, sobre qualquer ocorrência antes de qualquer providência.

f) Se tiver que parar para abastecer ou outra necessidade imperiosa, faça-a em local onde possa manter o veículo sob vigilância ou peça para fazê-lo.

g) Durante o percurso observar se não está sendo seguido de forma suspeita por veículos pequenos e quando estiver sendo ultrapassado por veículo pequeno em baixa velocidade, observe-o com atenção, pois um dos estratagemas seria arremessar um gancho no rodoar danificando-o, forçando a parada.

Sua vida é a carga mais preciosa que você está transportando.
Além de sua família muitos dependem de você.
Não existe preço para a vida, todo o resto tem preço, é substituível e pode ser segurado

 

Contato

tarugao@onda.com.br

BR 369 KM 181 - Arapongas Paraná

msn tarugao_arapongas@yahoo.com


orkut.:
https://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=14133976424539899268

(43) 3276 - 5888

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode