Centro de Serviços para Caminhões

Carga perigosa: cronotacógrafos devem ser verificados

27/09/2009 14:29

A partir de setembro, os veículos que transportam carga perigosa nas estradas brasileiras terão que apresentar o certificado de verificação do cronotacógrafo ao realizarem as inspeções periódicas nos organismos acreditados pelo Inmetro. O certificado é fornecido pelo Instituto. Para realizar a verificação, o primeiro passo do proprietário do veículo deve ser procurar uma oficina da rede cadastrada pelo Inmetro para que seja feita a selagem do instrumento. Depois de selado, ele deverá ser submetido ao ensaio num dos postos indicados pelos Institutos de Pesos e Medidas (Ipem) de cada estado. A estimativa é de que circulem no país aproximadamente 100 mil veículos de transporte de carga perigosa.
A verificação do cronotacógrafo é obrigatória por lei e o certificado fornecido pelo Inmetro terá validade de dois anos. O objetivo é comprovar o funcionamento correto do instrumento, que registra a velocidade, o tempo e a distância percorrida. Veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilos e de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a ter cronotacógrafo. Para atender à exigência de verificação em todos os tipos de veículos, o Inmetro criou um cronograma até 2010. O prazo para verificação em veículos escolares vai até 31 de outubro desse ano; para veículos de passageiros em geral, até 31 de dezembro; e para veículos de carga em geral, até 31 de dezembro do ano que vem.
“A verificação pode ajudar a reduzir o grande número de acidentes e oferecer maior segurança nas estradas, já que os registros dos cronotacógrafos permitem que seja analisada a forma de condução dos veículos pelo motorista, pelo qual são conhecidos como caixa preta dos caminhões, e são aceitos como provas em casos de acidentes”, explica Jorge Seewald, coordenador da implantação do projeto pelo Inmetro. Para obter mais informações, bem como a relação das oficinas para selagem e dos postos de ensaio, os interessados podem acessar o site http://inmetro.rs.gov.br/cronotacografo/

Contato

tarugao@onda.com.br

BR 369 KM 181 - Arapongas Paraná

msn tarugao_arapongas@yahoo.com


orkut.:
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=14133976424539899268

(43) 3276 - 5888

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode